Avenida das Nações Unidas, 18.801 São Paulo, SP Brasil
+55 11 4118-0001
agrothings@agrothings.net

Por que devemos monitorar as máquinas agrícolas?

            Uma boa gestão das máquinas agrícolas é essencial para que a produção atinja bons resultados com qualidade, assim monitorar esses equipamentos torna-se uma necessidade para que os resultados esperados sejam atingidos.

            A aplicação dos conceitos de Agricultura 4.0 é a chave para o monitoramento efetivo das máquinas. Por meio da Telemetria é possível monitorar não só a localização dos equipamentos, mas também seus parâmetros de operação como: velocidade, rotação de motor, consumo de combustível, entre outros.

            Aqui na AgroThings, utilizamos uma rede LoRaWAN para a comunicação entre as máquinas no campo e a plataforma, assim conseguimos cobrir uma área de até 30km com apenas um rádio, ou seja, sem repetição de sinal e com o envio de dados a cada minuto.

Gestão:

            O monitoramento em tempo real permite uma gestão ágil da produção, podendo o gestor corrigir erros durante execução, otimizar e aumentar a qualidade da produção, garantindo que os serviços programados sejam realizados no parâmetro ideal para um bom resultado.

            No caso de máquinas específicas, como o pulverizador, é possível receber os dados de pulverização e acompanhar se a máquina passou por todos os pontos programados do talhão, na velocidade e horário adequado para aplicação. No caso da operação de plantio e colheita, é possível acompanhar se a o despejo de sementes e a operação de colheita está sendo feita na velocidade ideal, garantindo qualidade no plantio e um percentual de perda mínimo na colheita, atingindo bons resultado na produção.

Manutenção:

            Quando pensamos na manutenção das máquinas, a telemetria traz grandes benefícios para o produtor. A visibilidade em tempo real da operação das máquinas em atuação no campo, traz a disciplina para os operadores, resultando em  aumento da vida útil das máquinas, menos quebras, aumento no intervalo de tempo na troca de componentes mecânicos, como: pneus, amortecedores, correias, entre outros.

            Controlar a manutenção preditiva por horas trabalhadas, aplicar a disciplina na operação, permite a conservação das máquinas garantindo a execução da produção, sem quebras inesperadas na janela de produção.

            Por fim, todas as vantagens citadas acima refletem no resultado operacional da fazenda. O monitoramento em tempo real permite uma melhor gestão,  trazendo ganhos na produção e economias nos insumos, ou seja, o produtor controla melhor  a manutenção das máquinas, o consumo de combustível.

            Clique aqui e descubra mais sobre a telemetria das máquinas agrícolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *