LoRa – Uma solução para a conectividade no campo

A conectividade no campo é uma das grandes necessidades hoje em dia, e as grandes distâncias das áreas agrícolas, são um desafio a ser transposto. Pensando nisso, a tecnologia LoRa é uma solução para a transmissão de dados nas vastas áreas agrícolas.

LoRa é uma tecnologia de transmissão de dados usada em IoT (Internet das Coisas), a qual oferece diferenciais muito importantes, como: baixo custo de implantação e operação, baixo consumo de potência e longo alcance para sistemas que não possuem demandas de grandes taxas de comunicação de dados.

Aqui no Brasil, os equipamentos LoRa são certificados pela Anatel.

Principais recursos da tecnologia LoRa:

  • Longo alcance – Conecta dispositivos em grandes distâncias nas áreas rurais e penetra em densos ambientes internos ou urbanos profundos;
  • Mobilidade – Mantém a comunicação com dispositivos em movimento sem sobrecarregar o consumo de energia;
  • Padronizado – Oferece interoperabilidade de dispositivos e disponibilidade global de redes LoRaWAN para rápida implementação de aplicativos IoT em qualquer lugar;

O Funcionamento da rede LoRa:

A rede LoRa utiliza uma topologia em estrela, ou seja, todos os dispositivos são conectados a um ponto central.

Os Devices são dispositivos que estão conectados na rede por meio de módulos LoRa, que geram ou captam as informações que se deseja transmitir na rede. O Gateway é quem recebe os dados enviados pelos dispositivos e os encaminha para internet.               

Os Servidores de rede recebem e gerenciam os dados recebidos pelos Gateways, que por fim são acessados pelas Aplicações que provem os dados captados inicialmente pelos Devices processados, sempre de acordo com a necessidade do cliente final.

Rede de comunicação AgroThings

A AgroThings implantou sua solução, contando com duas infraestruturas de redes com protocolo de comunicação LoRaWan, sendo uma em cada fazenda, São Luís e Palmeira, pertencentes ao Grupo Ariel Horovitz em São Desidério – BA, permitindo a conectividade em toda extensão da fazenda, totalizando em 20 mil hectares.

A imagem abaixo, mostra o raio de atuação que a rede LoRaWan alcançou, cobrindo em ambas as fazendas:

Alcance das redes LoRaWAN nas fazendas Palmeira e São Luis.

Nessa região, nossa rede LoRaWan alcançou em média um raio de 30 kms cada, permitindo a coleta dos dados do campo de mais de 50 dispositivos, em tempo real, dando visibilidade para uma gestão eficiente, um maior controle e tomada de decisão na hora certa.

Os equipamentos hoje monitorados minuto a minuto, através da solução AgroThings, são: tratores, colheitadeiras, pulverizadores, pivôs de irrigação e as casas de captação de água.             

No caso  das máquinas agrícolas, como: tratores, colheitadeiras e pulverizadores, o monitoramento em tempo real, permitiu a visibilidade da operação no campo e a correção imediata dos erros operacionais, trazendo alguns benefícios ao produtor, como:

  • Qualidade na produção acompanhamento da velocidade da máquina em execução de atividades importantes (plantio, aplicação de químicos e colheita);
  • Prolongamento da vida útil das máquinas reduzindo as quebras e controlando as manutenções através do controle por horas trabalhadas;
  • Economia no consumo de combustível;
  • Menos desgaste dos pneus, aumento do tempo de troca de filtros, correias, retentores, tudo isso baseado no uso correto das máquinas pelos operadores.
Vários equipamentos podem ser conectados à uma rede LoRa.

O Monitoramento dos Pivôs e Casas de Captação através da solução AgroThings LoraWan, trouxe uma grande agilidade no planejamento de irrigação, permitindo ação imediata em casos de queda de energia elétrica.

Além de dar visibilidade ao gestor acompanhando remotamente o pivô em operação, é possível observar o lado que esta irrigando, velocidade do pivô, qual o fluxo de água e a porcentagem da área irrigada.

Com esse caso de sucesso implantado, nós conseguimos observar que o LoRaWAN é uma solução de conectividade que permite a gerência no campo, conseguindo cobrir grandes áreas sem a necessidade de repetição de sinal, garantindo maior eficiência e eficácia na entrega dos dados.

Entre em contato conosco e veja como a solução de telemetria avançada com LoRaWan pode melhorar a sua produção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *